A criança tenha ou não TDAH adora fazer atividades lúdicas, a sensação de estar aprendendo gera muita alegria nas crianças com TDAH além de melhorar a concentração das mesmas.
Experimentar o sucesso por pequenas conquistas encoraja as crianças a enfrentar novos desafios e a quebrar os medos e as inseguranças, que aliados ao transtorno compõem os maiores riscos do saber. Aprender pode ser uma grande festa e uma alegria constante, cabe a nós educadores dinamizar este processo, apresentando propostas significativas a nossos alunos, contribuindo para que cada criança, a partir de múltiplas possibilidades, em sua modalidade de aprendizagem, criança construa seus saberes por um caminho próprio.
São João é uma época propícia onde podemos transformar a festa junina na celebração da aprendizagem, podemos deste modo, construir vínculos, resgatar as memórias, cultura, beleza, e interação. Então, vamos lá…”Mão na Massa”:

São João trabalhando sílabas : ão, lh

Materiais:

Papel sulfite (verde claro ou azul), branco e amarelo, cola, tesoura com pontas arredondadas, papel color set.

Modo de fazer:

Recorte três quadrados de 10,5 cm de lados no papel sulfite verde. Dobre-os na diagonal.
Com a caneta preta, trace um semicírculo no bico formado.
Recorte sobre o risco.
Em dois papéis, leve uma das pontas ao vinco externo
Abra o terceiro papel sulfite amarelo e amasse-os, colando – os na parte superior do papel. Dobre as pontas inferiores para dentro.
Encaixe as partes e cole-as para formar a espiga. Amasse a ponta para dar o acabamento.
Faça o cartão em um retângulo de 29 a 21 cm de papel color set, dobrado ao meio no sentido do comprimento, colando a espiga de milho na capa.
Na parte interna trabalhe as palavras ligadas ao São João: ão, lh. Use sua criatividade e coloque outras sílabas formando novas palavras.

TDAHTDAHTDAH

TDAHTDAH

Centopeia do São João – trabalhe as cores

Materiais:

1 caixa de ovos vazia
2 olhos de boneca ou outro material compatível lantejoula, miçangas)
2 palitos de dentes
1 palito de churrasco
Tinta guache colorida
Retalhos de papel crepom (lacinho)
Balinhas

Modo de fazer

Corte a caixa de ovos de modo a ficar com uma fileira de ‘gomos”. Apare as rebarbas das laterais.
Pinte cada “gomo” com uma cor de tinta guache. Deixe secar bem. Se preciso, dê mais uma mão de tinta.
Faça duas bolinhas de papel crepom e cole na ponta dos palitos de dentes para fazer a antena, prendendo cada um lado da cabeça da centopeia
Coloque os olhos, o nariz e a boca.
Para fazer as patas, cole balas coloridas ou prenda-as com um grampeador.

TDAH

TDAH

TDAH

TDAH

Saquinho de pipoca das sílabas
Materiais: Cola branca, papéis color set de cores variadas, papel sulfite e tesoura com pontas arredondadas.

Modo de fazer:

Faça duas linhas verticais na folha de papel sulfite a 5,5 cm da borda e dobre o papel sobre as linhas. Em seguida, dobre o papel ao meio e faça uma linha na horizontal a 5 cm do topo. Recorte sobre a marcação e picote toda a borda em zigue-zague. Cole as laterais para formar o saquinho. Faça o cartão com um retângulo de 29 x 21 cm de papel color set colorido dobrado ao meio no sentido do comprimento, colando o saquinho na capa. Faça as pipocas com a sobra de papel sulfite. Cole-as sobre o convite e escreva as sílabas, recorte-as para formar as palavras e guarde-as no saquinho de pipoca.
Sugestão:
Você pode trabalhar de forma contextualizada, usando o tema de época, neste caso o São João (o trabalho poderá ser adaptado para outras épocas. Escreva frases do texto, recorte-as e peça para que a criança forme as frases, leia e escreva-as no seu caderno.

Modelo do texto

Nascimento de São João

A noite estava fria. O céu cheinho de estrelas curiosas. Todas olhavam para a casa de Isabel. Queriam ser as primeiras a ver o menino que ia nascer. Os grilos da redondeza organizaram um coral e só se ouvia cri-cri-cri.
O mês era junho. O dia 24.
Foi nesta noite fria, cheia de estrelas e grilos, que João nasceu.
Zacarias e sua esposa estavam felicíssimos. Os vizinhos e parentes também estavam alegres.
Mas, no meio de tanta felicidade, surgiu uma preocupação:
– Zacarias, disse Isabel, minha prima Maria não sabe que Joãozinho nasceu. Como avisá-la?
Não havia telefone naquele tempo. Nem telégrafo. Nem correio.
Então, acenderam uma fogueira e levantaram um mastro ali perto.
Nossa Senhora que morava muito longe, viu a claridade e adivinhou:
– Garanto que o filho de Isabel nasceu.
Esperou o dia amanhecer. Arrumou uns presentes e montou num camelo. Ia visitar sua prima. I dar-lhe os parabéns. E sabe de uma coisa? Ainda hoje o povo acende fogueira na noite de São João.

PUBLICIDADE

TDAH

TDAH

TDAH

TDAH

TDAH

TDAH CAM06513-1

TDAH

Olá pessoal, espero que tenham gostado, continuem mandando sugestões, em breve estaremos compartilhando com todos e dando os respectivos créditos.

Vejam mais:
Nossos leitores aprovaram  nossos e-books e já somos referência em produtos de qualidade no HOTMART, veja porque:

Desenvolvemos nosso Curso de TDAH e  E-books com conteúdo e atividades testadas e aprovadas para trabalhar com todas as crianças em especial as que tem Transtornos de Aprendizagens (TDAH, Dislexia e Autismo). As sugestões vem sempre para apoiar profissionais que lidam com estas crianças.

E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo com modelos de atividades exitosas.

banner_dislexia_300_250

IMPERDÍVEL! Curso de TDAH com Estratégias e atividades  + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. ADQUIRA JÁ!

banner_300x250_tdah_bonus

Adquira o E-book “Atividades Exitosas”, contem estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma  lúdica e criativa, promovendo deste modo a concentração e aprendizagem da criança, por pais, cuidadores e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.

Como bônus você levará o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contem poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, inclusive com crianças que apresentam TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de Aprendizagem.

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

Comentários dos nossos leitores:

Maria de Lurdes

Ótimo livro. Superou as minhas expectativas. De leitura muito fácil entendimento.

Ana Fonseca
Muito interessante e com dicas importantes
JAQUELINE
Muito bom!

 Em breve estaremos disponibilizando o Curso Online de DISLEXIA Estratégias e Atividades. Aguardem!TDAH

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Atividades lúdicas para o “arraiá” das crianças com TDAH
Classificado como: