Crianças com TDAH podem apresentar também sintomas de Dislexia ou Disortografia. Vejamos o que caracteriza a disortografia: É o transtorno específico da grafia que, geralmente, acompanha a dislexia. Representa neste caso a dificuldade de aprender e desenvolver as habilidades da linguagem escrita apresentada pela criança tenha ela TDAH ou não. Caracteriza-se pelo traçado incorreto da letra, lentidão, alteração no espaço, sujeira e falta de clareza na escrita, Algumas crianças  se queixam de dores nas mãos ou nos braços, pois fazem força para escrever.

A criança que apresenta disortografia tende a escrever textos curtos, ter dificuldade no uso de coordenação e subordinação das orações, dificuldade também em perceber os sinais de pontuação, falta de vontade para escrever.

Observe alguns exemplos:

– Substituição:

Exemplo: “antes” por “andes”

– Omissão:

Exemplo: “Nuvem branca” por “nuvem baca”

– Acréscimo de letras ou sílabas:

Exemplo: “Escola” por “escoila”

-Separação:

Exemplo: “Está acima dele” por “Está a cima dele”

– Junção:

Exemplo: “A criança está entre os pais” por “Acriança está entreos pais”

Considera-se que, até o primeiro ano seja comum as crianças se confundirem ortograficamente, dado que a relação com o som e a palavra escrita ainda não está dominada.

 

Atividades que podem ser trabalhadas com crianças que apresentam disortografia, TDAH ou outros transtornos:

Atividade: Adivinhe quem é

 

Interpretação de texto

Fluência verbal

Percepção visual

Atenção

 

Coloca-se os nomes de todos os alunos da classe em tiras de papel. O aluno escolhe uma tira e deve descrever o colega para a classe de forma a ser claro na apresentação dessas caraterísticas, onde através destas características os outros colegas devem descobrir quem é a pessoa. Após a identificação, outro aluno é chamado e o jogo prossegue.

 

Atividades com rima

 

Trabalha a escrita

Conhecimento das palavras

Disortografia (observe se há omissão, substituição, separação ou junção)

 

Escreva uma palavra que rime com:

Madeira_____________

Gato________________

Rua_________________

Raiz: ________________

Canção:______________

Toca: ________________

Sala:_________________

Foto:_________________

Braço:____________

Cama:____________

Ovelha:____________

Espelho:___________

Janela:____________

 

Atividades em E.V.A

 

A Menina de rosa

 

Material: E.V.A nas cores, rosa, preto e pele, tesoura sem ponta, fita para lacinho, caneta hidrocor, cola quente

Recorte o E.V.A, de acordo com o molde da bonequinha, cole as partes da boneca nos locais adequados (cabelo, roupa), faça os olhos ou cole-os já prontos, desenhe a boca e o nariz, por último cole os lacinhos no cabelo da boneca.

TDAH

CAM06563 CAM06566

 

Contextualizando:

 

Menina de rosa

 

Ela vem toda prosa

Que linda! Que linda!

A menina de rosa.

 

É rosa e de Bola

Qual o nome dela

Alguém adivinha?

 

  • Escreva palavras que rimem com:

 

Bola:

Dela:

Adivinha:

 

  • Retire do texto palavras trissílabas:

 

 

Atividade com E.V.A

 

Sapinha vaidosa

 

Material: E.V.A nas cores verde, preto e branco, caneta hidrocor, Cd usado, olhos móveis (a gosto) lacinho vermelho ( ou fita), tesoura sem ponta, cola quente, perolas coloridas ( usei verde e branco)

 

Recorte o  E.V.A conforme o modelo, os olhos, o rosto da sapinha, cole –os no CD, cole os olhos móveis ( ou desenhe os olhos, nariz e boca) e faça a boquinha com caneta hidrocor, as pérolas para fazer a pulseira e o lacinho.

PUBLICIDADE

CAM06584 CAM06587 CAM06588 CAM06594

Contextualizando:

 

Sapinha vaidosa

 

Vejam que linda sapinha

Ela mora no lago

É linda e vaidosa

É namorada do sapo

 

Usa lacinho vermelho

E pulseirinha também

Eu a chamo de estilosa

O sapo lhe chama: meu bem

 

 

Atividades:

 

– Retire do texto palavras que estejam no diminutivo:

 

 

– Mude uma letra e forme novas palavras

 

Exemplo: Sapo – troco a letra S por T = Tapo

 

Lago:

 

Mora:

 

Mão:

 

Gato:

 

– Escreva palavras que rimem com estilosa:

 

Como anunciamos já está disponível em nosso portal o Curso Dislexia Estratégias e Atividades, com muita informação e atividades exitosas, acessem e confiram:

Curso de Dislexia Online

 

Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.

banner_dislexia_300_250

Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Atividades lúdicas e em E.V.A para crianças com Disortografia e TDAH
Classificado como: