A dislexia é um dos termos mais usados dentro das dificuldades de aprendizagem, relacionado à dislexia encontra-se a disgrafia e a discalculia, comorbidades também associadas ao TDAH. É necessário que haja um estudo prévio de tais transtornos para que se possa associar as atividades a cada criança que os apresente, porém, as atividades também podem ser aplicadas com crianças que não apresentem estes transtornos (TDAH, Disgrafia e discalculia), pois são interessantes e promovem a aprendizagem de forma lúdica.

 

Características de crianças com disgrafia:

– Dificuldades de orientação espacial;

– Falhas no esquema corporal;

– Rotações: confusão de letras que têm orientação espacial diferente: b,d,q p;

– Perda do lugar do texto que se estava lendo ou do lugar em cima, embaixo, esquerda direita na leitura-escrita;

– Inversões;

– Omissões;

– Ao escrever unem letras, sílabas e palavras;

– distorções ou deformações;

– Falha na associação do grafema e do fonema;

– Não reconhece o erro cometido;

– Falha na cópia;

– Pode soletrar a palavra escrita, porém, não a lê por completo;

– Dificuldade de escrever;

– Dificuldades de ordenamento sequencial;

– Alterações na motricidade fina.

 

Características da criança com discalculia

 

A criança apresenta dificuldade em:

– Visualizar conjuntos de objetos dentro de um conjunto maior;

– Conservar a quantidade: não compreendem que 1 quilo é igual a quatro pacotes de 250 gramas.

– Sequenciar números: o que vem antes de 11 e depois dos 15 – antecessor e sucessor.

– Classificar números.

– Compreender os sinais +, -, ÷, ×.

– Montar operações.

– Entender os princípios de medida.

– Lembrar as sequências dos passos para realizar as operações matemáticas.

– Estabelecer correspondência um a um: não relaciona o número de alunos de uma sala à quantidade de carteiras.

 

Características do TDAH

 

– A criança tem dificuldade para manter-se parada ou sentada muito

tempo;

– Muito agitada, corre bastante ou sobe excessivamente nas coisas;

– Bastante Inquieta, mexendo com as mãos e/ou pés, ou se remexendo

na cadeira;

– Extremamente elétrica;

– Conversa excessivamente;

– Não consegue fazer atividades silenciosas;

– Responde imediatamente as perguntas antes mesmo de serem feitas

totalmente;

– Interrompe com frequência as conversas e atividades alheias;

– Bastante dificuldade em esperar sua vez em filas e brincadeiras;

 

Atividades:

 

Disgrafia

TDAH

TDAH

– São dadas à criança orações nas quais falta uma palavra. A criança deve escrever a palavra que falta:

Eu gostaria de ganhar um ____________________no meu aniversário

 

Eu gostaria de jogar ________________________hoje depois da aula.

 

O esporte preferido do meu pai é: _____________________________

 

Minha cor preferida é: ______________________

 

Uma variação desta atividade seria que, ao invés de escrever a palavra, a criança faça um desenho daquilo que falta na oração. Deve-se tentar colocar orações que permitam as crianças serem criativas.

 

Meu animal preferido é ___________________ (faz o desenho)

 

Minha comida favorita é __________________( faz o desenho)

 

Podem ser criadas orações nas quais se inclui uma palavra sem sentido. A criança deve procurar uma palavra que complete a oração adequadamente:

 

Eu sou muito carteira quando acordo cedo.

 

 

TDAH

Atividades

 

Formar palavras que nomeiem algo de comer. Escolha uma letra das palavras que estão a esquerda e coloque no espaço em branco. A primeira já está feita para você:

 

 

CALORBolacha
BOLA___arne
MOLA___açã
SELA___rroz
ANTENA___orta
TECIDO___anduíche

Atividades de visualização

TDAH

  1. Identificação de diferenças em figuras.
  2. Identificação de detalhes em figuras.
  3. Discriminação de palavras com grafias iguais, parecidas e diferentes.
  4. Discriminação de grafemas iguais, parecidos e diferentes.
  5. Memória para sequência de estímulos visuais: gestos, figuras, palavras.
  6. Análise-síntese visual: recortar figura em 2 ou 4 partes e depois montá-la;

quebra-cabeça; caça-palavras.

  1. Discriminar figura-fundo visual.

 

Discalculia

 

Atividades

TDAH

Atividades de agrupamento

 

– Podem ser utilizados

TDAH

TDAH

TDAH

TDAH

Lançamento do nosso mais novo e-book: “Viva o autismo com estratégias e atividades”

Apresento a vocês este trabalho sobre o autismo que tem como objetivo através de muito conhecimento, dicas importantes, estratégias, atividades, relatos,  mostrar que todas as crianças são capazes e aprendem sim. Como bônus vocês irão ganhar o e-book inédito: Atividades exitosas complementares de alfabetização.


E-book Viva o Autismo

E-book “Atividades Exitosas 2”

Devido ao extraordinário sucesso do nosso e-book “Atividades Exitosas”, estamos lançando o “Atividades Exitosas 2”, com mais de 100 atividades onde obtive êxito com crianças com TDAH, dislexia e autismo também (comprovadas e testadas) e agora com lúdico e E.V.A. Imperdível!

E-book Atividades Exitosas 2

Vejam muito mais conteúdo e estratégias de como viver e vencer com TDAH no meu mais novo E-book, ele apresenta estratégias, técnicas, relatos e atividades imprescindíveis a todos  aqueles que acreditam que podem “Vencer com TDAH”.

banner_vencer_com_TDAH_300_250

O Blog Ganhe Sempre mais, faz uma Mega PROMOÇÃO, em seus cursos, que além de conteúdo de qualidade, facilidade e disponibilidade de tempo, você faz o curso em qualquer horário e local que estiver, ainda fica mais acessível:

Ganhe desconto de 10% com o cupom: C10TDAH  para o Curso de TDAH:

Curso Online de TDAH com Estratégias e Atividades + Bônus E-book Trabalhando as emoções das crianças

Ganhe desconto de 10% com o cupom C10DISLEXIA  para o Curso de Dislexia:

Curso Online de Dislexia com Estratégias e Atividades + Bônus E-book Ciranda – Ensinando com rimas + Bônus E-book TDAH ou Transtorno de Aprendizagens

Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.

banner_dislexia_300_250

Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

 Em breve estaremos disponibilizando o Curso Online de DISLEXIA Estratégias e Atividades. Aguardem!TDAH

Atividades imperdíveis para crianças com discalculia, disgrafia e TDAH
Classificado como: