As crianças que apresentam TDAH e/ou Dislexia, são capazes e aprendem, porém, as atividades devem ser interessantes e prazerosas para elas, por sinal, não apenas para as crianças que têm TDAH, mas para todas  as crianças.

Deve-se, portanto, focalizar a aprendizagem como um instrumento sistematizado, lúdico e prazeroso.

TDAH

Estratégias para auxiliar a leitura e escrita de alunos com TDAH e/ ou Dislexia

TDAH

– Incentivem os alunos a fazer releitura e reescrita de seus textos, para que criem mecanismos próprios de autocorreção;

– A produção de textos coletivos é uma forma bastante eficiente de promover o desenvolvimento da escrita;

– Sugerir atividades funcionais de escrita e leitura, isto é, fazer com que produzam textos que possam ser lidos e utilizados fora do contexto da sala de aula. Por exemplo: receitas, cartas, trabalhos de pesquisa que possam ser incorporados ao acervo da biblioteca da escola, autobiografias, etc;

– Incentivar os alunos a ler pelo menos um texto por semana;

– Trazer livros para a sala ou levar os alunos frequentemente à biblioteca da escola;

– Ter sempre em mãos um dicionário ou uma gramática;

– Nunca criticar os alunos por não saberem algo, inclusive aqueles que têm TDAH ou Dislexia, tentar descobrir o que eles precisam para vencer alguns obstáculos e ser bons leitores.

 

Atividades de Português

 

Poesia com nomes

TDAH

Habilidade:

 

– Observação da escrita diferenciada (com letra maiúscula) dos nomes próprios;

– Observação da narrativa, considerando os nomes das personagens e dos lugares onde se ambienta a história.

 

Modo de fazer:

 

– Escolher e trazer para os alunos uma história, uma música ou poesia que contenha uma boa quantidade de nomes próprios;

– Ler o texto para as crianças;

– Ao terminar a leitura, pedir para as crianças que escrevam no caderno os nomes próprios das personagens, dos lugares, etc;

– Chamar atenção dos alunos para que observem a diferença entre a escrita dos nomes comuns e a dos nomes próprios (a letra maiúscula);

– Pedir-lhes que criem seus próprios textos usando nomes próprios.

 

 

Autobiografia

 

Habilidades:

 

– Reconhecimento da própria história

– Conhecimento da história do outro;

– A leitura do próprio contexto;

– A autocorreção

 

Modo de fazer

 

Pedir às crianças que escrevam uma pequena autobiografia. Esta atividade pode ser feita no próprio caderno ou em um caderno coletivo, que circulará pela sala, proporcionando a cada um a leitura da história de todos, inclusive a do professor.

 

Atividades de Matemática

TDAH

Habilidades:

– Conhecimento das cores e formas

– Concentração e socialização

 

Materiais:

Grampeador, jornais e revistas, papel-cartão nas cores azul, vermelha, verde e amarela. Papel sulfite tesoura com pontas arredondadas.

 

Modo de fazer

 

Reúne as crianças em uma roda de conversa, explore os conhecimentos das mesmas sobre as cores e as formas geométricas. Prepare uma atividade simples para identificação, utilizando papel-cartão de cores variadas. Recorte no azul um triângulo, no vermelho um quadrado, no verde um retângulo e no amarelo um círculo.

Mostre o primeiro recorte e peça à turma que responda em voz alta o nome da figura geométrica e da cor, procedendo assim, até apresentar todas. Depois desta exploração, desenvolva com as crianças o livro das cores e formas, iniciando pelo livro dos Redondos, que reportam os círculos e aos movimentos circulares.

Trabalhe cada um com recortes e colagem, determine uma forma de cada cor, exemplo para os redondos, o recorte e colagem de uma laranja, e recorte de um círculo no papel verde utilizando um copo plástico para fazer o contorno.

Para o retângulo, por exemplo, recorte e colagem da figura de uma caixinha de sabonete recolhido de um encarte de supermercados, entre outros. Depois de todas as páginas confeccionadas, por último crie a capa, que é quando as estruturas cognitivas estarão muito acesas em decorrência dos estímulos e do despertar do desejo de realizar.

Deixe-os livres para aplicar sua criatividade e imaginação, que certamente estarão borbulhando com novas ideias.

Exponha os trabalhos após certificar-se de que estão identificados. Lembre a todos que sempre irão se deparar com formas redondas, quadradas, retangulares e triangulares em suas vidas e que assim não esquecerão o que aprenderam.

PUBLICIDADE

 

Os números no dia a dia

 

Habilidades:

– Conhecimento dos números

– Uso dos números no dia a dia

 

Modo de fazer

 

Oriente uma pesquisa com os familiares, solicitando informações sobre os alunos, como o número do sapato e da roupa, números das placas dos carros da casa da criança, número de dias do mês, entre outros que você achar interessante. Você também pode contribuir com essa coleta de dados fornecendo, por exemplo, o número de alunos da sala.

Oriente as crianças a anotar todas as informações obtidas em uma folha para lhe entregar.

 

 

Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.

Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!

 

Curso de Dislexia Online

 

Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.

banner_dislexia_300_250

Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Atividades e estratégias pedagógicas de português e matemática para crianças com TDAH e Dislexia
Classificado como: