Segundo estudiosos a partir dos quatro anos já se pode identificar o TDAH em uma criança segundo um diagnóstico de aproximadamente 9 meses de observação. No entanto, o desenvolvimento cognitivo entre os 5 e 6 anos  das crianças acontece da mesma forma tenham elas TDAH ou não, o diferencial nestas crianças são os sintomas do transtorno que podem vir acompanhando o desenvolvimento de algumas de forma distinta.

TDAH

Fatores do desenvolvimento intelectual

 

Piaget sustenta que a linguagem é essencial para a evolução intelectual da criança. Dos cinco aos seis anos a capacidade para a comunicação verbal está a serviço do egocentrismo. Porém, os mesmos fatores que propiciam seu desenvolvimento, isto é, o inicio da etapa escolar e a crescente socialização, por causa dos quais a criança vai experimentar as vivências mais interessantes que a aguardam nesse período, incidirão diretamente sobre sua evolução cognitiva, e nos próximos dois anos contribuirão para acelerar sensivelmente o processo de seu amadurecimento intelectual.

O egocentrismo, com efeito, existe em todas as crianças nesta faixa etária tenha ela ou não  TDAH e continua sendo o traço dominante no pensamento infantil. Porém, entre os cinco e os sete anos mudanças radicais se produzirão.

Diz-se que nas primeiras fases da linguagem a criança fala, sobretudo, de si mesma e para si mesma, utilizando os outros unicamente como plateia. Pouco a pouco, no entanto, começará a considerar a presença de outras pessoas. Pode-se observar isso facilmente, por exemplo, em seus jogos.

Até os quatro ou cinco anos ignora por completo a intervenção que os outros possam ou desejem ter, por outro lado, provavelmente antes dos seis anos começará a contar com os companheiros. “Eu vou fazer isso agora e depois você poderá fazer aquilo”, expressa, contudo, um sentimento em que prevalece o próprio ego do falante, porém, já de uma perspectiva que, se bem que timidamente, abre uma janela para o exterior.

Em todas as atividades que a criança realiza e/.ou verbaliza continuamos descobrindo-a no centro de seu mundo, ou seja, continua sem pensar em acontecimentos ou objetos do ponto de vista de outra pessoa.

Pensamento animista

Dos quatro aos seis anos, tomando-se como modelo para interpretar tudo o que existe ao redor, a criança considera os objetos dotados de vida e de consciência. Uma criança de quatro ou cinco anos pode afirmar que uma porta “é má” porque a machucou, ou que o Sol “é bom” porque vêm todos os dias nos ver e trazer calor e luz.

Entre os sete e os oito anos, só atribuirá vida própria às coisas que se movem como os astros, os rios e o elevador.

Entre os onze e doze anos, coincidindo com a queda definitiva dos últimos resíduos do egocentrismo, essa interpretação animista do mundo desaparecerá do pensamento infantil.

Características do desenvolvimento cognitivo

 

5 anos – etapa pré-operacional

 

Pensamento Raciocínio Lógica Visão do mundo
– Egocentrismo

– Até o final, sentido crítico e objetividade.

Descentralização do pensamento

– Basicamente intuitivo: tudo é relativo

– Menos dogmático e rígido pela primeira vez

– Imaturidade

– Animismo

– Egocêntrica: tudo gira ao redor da criança

– Até os seis anos deixa de ser o centro do mundo

– Avanços importantes na socialização

 

6 anos

 

Pensamento Raciocínio Lógica Visão do mundo
– Descentralização do pensamento Raciocínio lógico e concreto Lógica concreta Intensa curiosidade pelo mundo em geral

 

Atividades que favorecem a destreza das mãos e dedos

TDAH

– Brincar de massa de modelar, argila;

– Desenhar, pintar;

– Brinquedos de construção;

– Enroscar e desenroscar porcas;

– Armar quebra – cabeças.

 

Atividades que favorecem a coordenação visual motora

 

– Jogos com bola (passa-la, jogá-la contra a parede, ir busca-la, tênis e outros semelhantes);

PUBLICIDADE

– Jogos de pontaria, de recortar;

– Enfiar contas.

 

Atividades que favorecem o desenvolvimento psicomotor

TDAH

– Andar de velocípede, bicicleta, patins, patinete, skate;

– Pular corda, elástico;

– Corridas;

– Jogar com bolas, raquetes, aros.

ATENÇÃO: Em breve temos um PRESENTE para todos os nossos leitores, um E-book totalmente GRÁTIS…”Caderno do Cotidiano para crianças e adultos com TDAH”. Vocês querem? comentem.., vocês vão adorar!TDAH

Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.

Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!

 

Curso de Dislexia Online

 

Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.

banner_dislexia_300_250

Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Atividades e características do desenvolvimento entre 5 e 6 anos das crianças com e sem TDAH.
Classificado como: