Apresentamos a vocês um espaço em nosso blog onde estaremos divulgando trabalhos em que as crianças que apresentam Dislexia, TDAH ou outros transtornos de aprendizagem, enfim todas as crianças poderão produzir e com certeza irão vivenciar tanto o processo de aprendizagem como também o de interação social.
Coloque a “mão na massa”, e faça você mesmo, com orientação do educador, é um novo conceito na educação que inspira a criançada a produzir, a criar, a participar, executar novos experimentos e se socializar. No caso especial da criança com TDAH, promove a concentração, o interesse e a interação deste aluno.
Este processo é desafiador, dinâmico e bastante interativo, já constado por diversos educadores e comprovado que esta prática leva realmente a um ganho real no ensino-aprendizagem.
Deste modo convido a todos: pais, professores, crianças e adultos com TDAH, dislexia, dificuldades de aprendizagem, quaisquer transtornos de aprendizagem (por exemplo: autismo), ou não, para participarem, tanto colocando nossas sugestões de trabalho em prática, como também nos dando sugestões, se possível, para que possamos compartilhar com todos e fazermos uma grande equipe no processo de aprendizagem destas crianças, pois sabemos que mesmo diante de algumas dificuldades elas são capazes de aprender e que nós por sermos criativos e determinados, somos capazes de ajudá-las, orientá-las de forma proveitosa e prazerosa também. Então vamos lá… Colocando a “Mão na massa”!

Atividades

Jogo de Português
Série: 2º ano

Aprendendo os artigos, substantivos, adjetivos e verbos de ligação na construção de frases.
Forma lúdica para a criança aprender como são formadas as frases, o que é artigo, substantivo, verbo de ligação e adjetivos.

Materiais

Caixas pequenas (pode ser de remédio)
Retalhos coloridos de E.V.A
Caneta permanente
Cola quente
Tesoura
Cola ou fita adesiva transparente
Papel ofício

Modo de fazer
Cubra as laterais das caixas com papel ofício, em seguida recorte os retalhos de E.V.A de acordo com o tamanho das faces da caixa, com a ajuda da cola quente, encape-os com os recortes obtidos, alternando as cores de suas respectivas faces, para finalizar, com a caneta permanente anote as palavras nas faces das respectivas caixas.

TDAH

TDAH

TDAH

TDAHTDAHTDAHTDAH
Jogo das quatro operações

Para desmistificar a matemática e mostrar as crianças tenham elas, TDAH, discalculia, ou não que é prazeroso aprender as quatro operações, sugiro este jogo onde a criança poderá participar na construção do mesmo e perceber que é possível aprender brincando com os números.

Materiais

2 folhas de E.V.A
Uma grossa e outra fina, em cores contrastantes
4 garrafas PET (para cartela do jogo)
Uma boa quantidade de tampinhas de garrafa PET
Papel sulfite
Caneta permanente
Régua
Tesoura
Cola quente

Para iniciar, no E.V.A grosso recorte um retângulo de 18 cm por 20 cm, depois, no E.V.A fino, recorte mais quatro retângulos, cada qual com 10 cm por 2 cm, feito isso, sobre o E.V.A grosso, cole a base e as laterais dos quatro retângulos menores, em seguida pegue as garrafas PET e recorte rente o gargalo delas, na sequência, com cola quente, fixe cada gargalo sobre o E.V.A grosso, mas em paralelo aos blocos, prosseguindo, recorte vários círculos no E.V.A fino e cole cada um deles sobre as tampinhas. Reserve. Logo após, recorte diversos retângulos cada qual com 3 cm por 9 cm, no papel sulfite. Feito isso em cada um deles elabore as operações (de adição, subtração, sem e divisão). Para finalizar, pegue as tampinhas reservadas e sobre elas, anote alguns resultados corretos e outros divergentes.

TDAH CAM06413 CAM06414

TDAH CAM06416 CAM06417 CAM06418 CAM06419

TDAH CAM06424TDAH

Observação: algumas etapas das atividades podem ser elaboradas com as crianças, porém, com o devido cuidado com os materiais a serem manuseados para não provocar acidentes, como é o caso do manuseio da cola quente que só deve ser feito pelo orientador (pode queimar).

Olá pessoal, espero que vocês tenham gostado das atividades, toda semana estaremos ‘literalmente” colocando a Mão na massa, usando materiais recicláveis, em atividades criativas, porém fáceis, para que todos mesmo que não tenham experiência possam fazer com as crianças. Todos estão convidados, não deixem de acessar, sugestões são muito bem vindas.

 

 

Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.

banner_dislexia_300_250

Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

 Em breve estaremos disponibilizando o Curso Online de DISLEXIA Estratégias e Atividades. Aguardem!TDAH

Atenção! “Mão na massa” novas ideias e atividades para crianças com Dislexia, TDAH e outros Transtornos de Aprendizagem
Classificado como: