Sinceramente, nós, mulheres, temos uma relação muito especial com o nosso cabelo. Uma relação que cá para nós, nem sempre é tranquila e bem resolvida. Tem época que nossos cabelos podem jogar a nossa autoestima lá em cima… Ou… Lá embaixo. Mas, felizmente, temos liberdade para rever, resgatar, mudar. Porque, lá no fundo, todo corte, tintura ou luzes é uma espécie de recomeço. Um jeito singular que temos de mostrar para o mundo que alguma coisa mudou. No trabalho, na vida amorosa, dentro de nós. Os cabelos expressam a nossa alma. Se estivermos de bem com ele, boa parte da nossa confiança está garantida. Se não estivermos…bem…nesse caso, a gente muda.

cabelos

A gente entende que a relação da mulher com seus cabelos, na maior parte do tempo, é de prazer. É muito gostoso cuidar, mudar e sentir que eles melhoram a cada toque. É um prazer que se percebe no brilho, na forma, no cheiro e na cor.

 

O que é nosso cabelo?

Para amá-lo e cuidar dele, precisamos conhecê-lo também. O cabelo é uma fibra natural que funciona como um isolante térmico e protege o couro cabeludo das agressões externas. A fibra capilar é composta de duas partes principais: o córtex e a cutícula. Sendo que o córtex é o interior da fibra capilar, composto porque se encontra proteínas, entre elas, a queratina, que dão força e elasticidade ao fio. É nesta camada que se encontra a melanina, responsável pela cor natural do cabelo. A cutícula é a camada mais externa do fio, composta por finas escamas que protegem o cabelo.

 

O que caracteriza a diferença dos cabelos?

A diferença entre os cabelos é caracterizada por tipo, curvatura e grau de danos do fio.

 

Quanto ao tipo

Existem 4 tipos de cabelo definidos a partir da produção de oleosidade do couro cabeludo.

Oleosos (oleosidade excessiva por todo o fio), normais (oleosidade adequada), mistos( Oleosidade excessiva apenas na raiz, apresentando pontas secas), secos (baixa oleosidade)

 

Quanto à curvatura

Existem diversas classificações de curvatura, que podem ser agrupadas em: lisos, ondulados, cacheados e crespos.

cabelos

Grau de danos

O grau de danos do cabelo é definido pelos seguintes tipos de agressões.  Com Externas (sol, mar e cloro da piscina), mecânicas (escovação com força e em movimentos repetitivos), térmicas ( secadores, chapinhas e babyliss em alta temperatura), químicas (alisamento, relaxamento, escova progressiva, permanente e coloração).

Como usar os produtos para o cabelo

Shampoos: aplique na palma das mãos, espalhando de maneira uniforme sobre os cabelos molhados e massageie suavemente com a ponta dos dedos. Enxague completamente.

Condicionadores: após lavar os cabelos com shampoo, aplique o condicionador somente no comprimento e nas pontas. Massageie suavemente com a ponta dos dedos  e deve agir por 1 minuto. Enxague completamente.

PUBLICIDADE

Máscaras: Aplique apenas no comprimento e nas pontas. Massageie suavemente com a ponta dos dedos e deixe agir por 3 minutos. Enxágue abundantemente. Utilize de 1 a 3 vezes por semana em substituição ao condicionador habitual.

Creme para pentear e finalizadores específicos

Aplique o produto sobre os cabelos úmidos e as pontas. Não enxágue. Podem ser reaplicados ao longo do dia em menor quantidade.

Teste diagnóstico (conforme a NATURA)

Qual seu tipo de cabelo?

  1. Normal/Misto (raiz oleosa e pontas secas)
  2. Oleoso
  3. Seco
  4. Qual a curvatura do seu cabelo?
  5. Liso
  6. Ondulado/cacheado
  7. Crespo
  8. Com que frequência utiliza coloração?
  9. Nunca ou raramente (até 1 vez por ano)
  10. De vez em quando (1 vez a cada 3 meses)
  11. Frequentemente (mais de 1 vez a cada 3 meses)
  12. Com que frequência submete os fios a secador, chapinha, alisamento, permanente?
  13. Nunca ou raramente (até 1 vez por ano)
  14. De vez em quando (1 vez a cada 3 meses)
  15. Frequentemente (mais de 1 vez a cada 3 meses)
  16. Com que frequência submete os fios a sol, mar, cloro da piscina?
  17. Nunca ou raramente (até 1 vez a cada 3 meses)
  18. De vez em quando ( até 1 vez por mês)
  19. Frequentemente (1 ou mais vezes por semana)

Respostas

Questão 1: a=0, b=1, c=5

Questão 2: a=0, b=5, c=7

Questão 3: a=1, b=7, c=9

Questão 4: a=1, b=7, c=9

Questão 5: a=0, b=1, c= 3

 

 Resultados

Grau de danos

BAIXO de 2 a 12 pontos

MÉDIO de 13 a 23 pontos

ALTO de 24 a 33 pontos

 

Para cuidar e tratar dos cabelos eu uso e sugiro a NATURA PLANT, que tem uma vasta linha para cabelos lisos, cacheados, coloridos com luzes e mechas.

 

cabelos

 

cabelos

Também sugiro a linha da Shampoo da Sephora, este, deixa os cabelos mais volumosos e muito bonitos.

cabelos

 

E para finalizar o perfume de cabelos da NATURA, simplesmente fantástico, deixa os cabelos super cheirosos e lindos.

cabelos

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Teste diagnóstico para você conhecer e cuidar dos Cabelos
Classificado como: