Existem evidências de que a desatenção e a hiperatividade de crianças e adolescentes com TDAH estejam relacionadas a (e até produzidas por) um déficit na memória de trabalho. As crianças e os adolescentes com este transtorno também apresentam baixo desempenho escolar.

Exercitar a memória é necessário para todas as crianças inclusive as que têm TDAH e pode ser muito divertido. Se estas crianças estiverem num ambiente adequado, que favoreça a concentração, elas são capazes de direcionar todos os sentidos para esse momento de aprendizagem.

 

Atividades

TDAH

Jogo de lembrar

Distribua vários objetos sobre a mesa, pode ser material escolar, lápis, régua, caderno, utensílios de cozinha, brinquedos, celular, etc Peça para que a criança observe por um tempo estes objetos, com atenção. Em seguida, retire todos os objetos e coloque-os fora do campo de visão da criança. O grande desafio é fazê-la recordar-se de tudo que estava distribuído sobre a mesa, trazendo-os de volta a cada acerto.

Complete a canção

Todas as crianças adoram músicas infantis e elas podem ser usadas em favor da memória das mesmas, em especial da criança com TDAH. Neste sentido escolha uma música que a criança gosta de ouvir, deixe tocar por algum tempo, depois pare a música e peça que a criança complete a letra cantando.  Exemplo: “Ciranda, cirandinha vamos todos cirandar…a criança completa…”Vamos dar a meia volta, meia volta vamos dar”. Este é um jogo que estimula tanto a memória como a atenção e agilidade do pensamento.

Lembranças do dia

Em um dado momento, pode ser na escola com o aluno ou em casa com seu filho, convide-o a lembrar detalhadamente tudo o que ocorreu durante o dia. Este é um excelente exercício de memória, além de funcionar para reviver as boas emoções do dia, como uma brincadeira com um amigo novo, o desempenho favorável em uma avaliação, a visita à casa de um amigo ou um filme que foi visto na escola.

Passatempos

Cruzadinha, caça-palavras, quebra cabeça, jogo da memória…as opções são muitas,mas o que importa é fazer uso destes passatempo, dependendo do nível e idade da criança, pois, eles desafiam a mente, e são capazes de refinar a capacidade de atenção das mesmas.

Participe

O que você achou desta matéria? Escreva nos comentários e deixe sua opinião

Curta nossa Fan Page no Facebook: http://www.facebook.com/ganhesempremais

Vejam muito mais conteúdo e estratégias de como viver e Vencer com TDAH no meu mais novo E-book, ele apresenta estratégias, técnicas, relatos e atividades imprescindíveis a todos  aqueles que acreditam que podem “Vencer com TDAH”.

banner_vencer_com_TDAH_300_250

O Blog Ganhe Sempre mais, faz uma Mega PROMOÇÃO, em seus cursos, que além de conteúdo de qualidade, facilidade e disponibilidade de tempo, você faz o curso em qualquer horário e local que estiver, ainda fica mais acessível:

Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.

banner_dislexia_300_250

PUBLICIDADE

Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.

Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!

Curso de Dislexia Online

Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

 

 

 

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Vejam as dicas e atividades para turbinar a memória das crianças com TDAH
Classificado como: