As funções executivas são as funções cognitivas mais complexas do ser humano tenha ele ou não TDAH ou outros transtornos. São as mais relacionadas a outras funções da cognição humana, como atenção, linguagem e memória. As mais associadas ao sucesso pessoal, acadêmico e laboral, assim como a índices de saúde mental e física.

TDAH

Mas especificamente, cada vez mais estudos e observações clínicas e escolares trazem evidências de relação das FE (Funções Executivas) com dificuldades de leitura, escrita e/ou matemática, assim como com os transtornos específicos de linguagem (dislexia, com prejuízo na leitura; disortografia, com prejuízo na expressão escrita; discalculia, com prejuízo na matemática) associadas ou não ao TDAH (Transtorno do Déficit de atenção e Hiperatividade).

Sinais de dificuldades executivas

Quando, em geral, dois ou mais componentes das FE se encontram abaixo do esperado para uma criança, um adolescente ou adulto (em comparação a outros indivíduos em desenvolvimento típico com características semelhantes ao da pessoa avaliada), é considerada a hipótese da disfunção executiva. Equipes escolares e/ou médicos podem solicitar uma avaliação neuropsicológica caso observem os seguintes sinais:

Disfunção da memória de trabalho

Dificuldades em:

– Seguir instruções de tarefas, principalmente daquelas com mais de duas partes;

– Manter em mente, por tempo suficiente, informações recém ouvidas ou lidas para poder usá-las no futuro;

– Fazer cálculos ou solucionar problemas matemáticos mentalmente, sem que alguém dê pistas ou uso de papel /apoio concreto;

– Organizar narrativa nova ou recontar narrativa escutada, respeitando a cronologia dos eventos;

– Ao ler, conectar a informação de um parágrafo com o outro, prejudicando a compreensão leitora.

Disfunção do controle inibitório

Dificuldades em:

– Esperar a vez de falar, interrompendo seus interlocutores;

– Postergar seus ganhos;

– Pensar antes de falar ou de agir, com tendências a respostas impulsivas, sem pensar antes em alternativas;

– Manter a concentração durante o período necessário até concluir uma ou mais tarefas;

– Controlar as emoções, tendendo a manifestar com maior frequência e intensidade raiva, frustração e tristeza.

Disfunção da flexibilidade cognitiva

Dificuldades em:

– Lidar bem com mudança de planos ou saída da rotina;

– Resolver problemas com criatividade;

– Desapegar de detalhes e pensar no todo, contexto;

– Mudar de estratégias para resolver problemas;

– Compreender e aplicar metáforas e provérbios em seu cotidiano.

 

Atividades de raciocínio

TDAH

1-Exercite a memória e escreva sobre sua última viagem

– Para qual cidade você viajou?

– O que você fez de mais legal e o que não foi tão divertido?

– Com quem você foi?

– Que lugar mais gostou? Por quê?

2- Muitas palavras da Língua portuguesa são tão semelhantes em sua forma escrita que se diferenciam apenas por uma letra. Seu desafio é encontrar estas palavras. Você só pode trocar uma letra de cada palavra, de modo que ela vire outra. Observe o modelo e boa sorte!

Exemplo:

Elefante – Elegante

Lenda:

Foca:

Cela:

Gato:

Saco:

 

Conheça o meus mais novo E-book “Discalculia estratégias e atividades”

Neste e-book que apresentamos a vocês procuramos levar tanto o conhecimento sobre a discalculia, como estratégias e atividades sugeridas e que podem ser adaptadas ao contexto escolar e realidade/habilidade de cada aluno e, que foram elaboradas no intuito de colaborar com a aprendizagem das crianças que apresentam o transtorno, desmistificando a matemática, levando-as a uma real aprendizagem.

 

E-book: “Viva o autismo com estratégias e atividades”

Apresento a vocês este trabalho sobre o autismo que tem como objetivo através de muito conhecimento, dicas importantes, estratégias, atividades, relatos,  mostrar que todas as crianças são capazes e aprendem sim. Como bônus vocês irão ganhar o e-book inédito: Atividades exitosas complementares de alfabetização.


E-book Viva o Autismo

E-book “Atividades Exitosas 2”

PUBLICIDADE

Devido ao extraordinário sucesso do nosso e-book “Atividades Exitosas”, estamos lançando o “Atividades Exitosas 2”, com mais de 100 atividades onde obtive êxito com crianças com TDAH, dislexia e autismo também (comprovadas e testadas) e agora com lúdico e E.V.A. Imperdível!

E-book Atividades Exitosas 2

 

Participe

O que você achou desta matéria? Escreva nos comentários e deixe sua opinião

Curta nossa Fan Page no Facebook: http://www.facebook.com/ganhesempremais

Vejam muito mais conteúdo e estratégias de como viver e Vencer com TDAH no meu  E-book, ele apresenta estratégias, técnicas, relatos e atividades imprescindíveis a todos  aqueles que acreditam que podem “Vencer com TDAH”.

E-book Vencer com TDAH + bônus Caderno do cotidiano

banner_vencer_com_TDAH_300_250

O Blog Ganhe Sempre mais, faz uma Mega PROMOÇÃO, em seus cursos, que além de conteúdo de qualidade, facilidade e disponibilidade de tempo, você faz o curso em qualquer horário e local que estiver, ainda fica mais acessível:

Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.

E-book Dislexia + bônus Ensinando com rimas

banner_dislexia_300_250

Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.

Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!

CURSO DISLEXIA com Estratégias e Atividades + 2 BÔNUS

Curso de Dislexia Online

Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!

CURSO TDAH com Estratégias e Atividades + Bônus Trabalhando as emoções das crianças

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

E-book Atividades Exitosas + bônus Ciranda – Ensinando com rimas

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

Ebook  O menino que não tinha jeito + bônus Déficit de Atenção – TDAH

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

 

 

 

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
TDAH – Veja o que são Funções Executivas e os sinais de dificuldades nas crianças. Com atividades de raciocínio
Classificado como: