O processamento auditivo (PA) diz respeito ao modo como os indivíduos analisam os eventos acústicos que são recebidos pela via auditiva. O processamento da informação acústica demonstra que a percepção de sons não é imediata, pois é necessário que o sistema auditivo receba e transmita o sinal acústico recebido, que é transformado, organizado, codificado e recodificado pelas estruturas auditivas. Tais estruturas, nos primeiros anos de vida, encontram-se em maturação e plasticidade neurais para o desenvolvimento normal das habilidades auditivas e linguagem.

Sabe-se que o desenvolvimento cognitivo-linguístico e o amadurecimento das habilidades auditivas ocorrem de forma concomitante, e qualquer alteração em alguma dessas funções pode trazer sérios prejuízos para o aprendizado da criança.

Cabe ressaltar que não há apenas uma área do cérebro (lobo temporal) responsável pela modalidade auditiva, pois, como provê a Neurociências, há uma integração com outras áreas relacionadas a atividades de memória, atenção, aprendizagem e linguagem, dentre outras.

A aprendizagem, por sua vez, depende da integridade funcional do cérebro e suas múltiplas atividades complexas, tais como: linguagem e cognição. Além disso, relaciona-se com a capacidade adaptativa necessária para modular funções e conexões mediante as diversas situações do dia-a-dia, englobando a aprendizagem e a plasticidade cerebral, assim como mudanças de padrões cerebrais pelas experiências.

A leitura e escrita são as formas mais elevadas da linguagem, que exigem um processo linguístico anatômico e neuropsicológico altamente complexo.

Dislexia é um distúrbio específico de aprendizagem de origem neurológica, caracterizada pela dificuldade com a fluência correta na leitura e dificuldade na habilidade de decodificação e soletração, resultantes de um déficit no componente fonológico da linguagem. Também é definido como uma dificuldade de realizar a leitura, mesmo com inteligência, motivação e educação normais.

Segundo Katz, crianças com distúrbio de aprendizagem podem ter distúrbios neuroauditivos. Esses distúrbios envolvem o sistema nervoso auditivo central e podem ser identificados, analisados e quantificados através da avaliação do PA.

TDAH

Estudos comprovam que crianças com dislexia apresentam alterações do processamento neurológico central e podem apresentar alterações no processamento temporal auditivo com prejuízo no processamento fonológico. Crianças com dislexia apresentam alteração das habilidades auditivas de processamento temporal e figura-fundo, evidenciado por meio de testes comportamentais de processamento auditivo. Pesquisadores indicam correlação entre as habilidades do processamento temporal e as habilidades de leitura e escrita.

Outras pesquisas demonstram que crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) apresentam pior desempenho nas habilidades do processamento auditivo que crianças com dislexia.

Dessa forma, percebe-se a necessidade não somente de detectar pelos pais, professores ou psicopedagogo as alterações da percepção auditiva em crianças com distúrbios de aprendizagem, dislexia, TDAH ou outros transtornos, mas que seja proposto pelo fonoaudiólogo o treinamento da percepção auditiva nestas crianças. Esse treinamento pode promover um melhor desempenho das habilidades auditivas e linguísticas das crianças, diminuindo, assim, os inúmeros fracassos escolares. Além disso, pode promover programas de triagem pré-escolar que avaliem as habilidades auditivas e de leitura e escrita das crianças antes que as mesmas desenvolvam os problemas de aprendizagem.

Para tanto, é notória a importância e necessidade do investimento em pesquisas e programas relacionados à questão da percepção auditiva, às dificuldades de aprendizagem e às estratégias de auxílio do processo de ensino-aprendizagem, incluindo o treinamento auditivo e as habilidades auditivas, pois, a audição, assim como a visão, é uma das principais vias de acesso para o aprendizado.

Atividades sugeridas – Ganhe sempre mais conhecimento:

– Dê uma, duas ou três ou mais instruções (dependendo da idade da criança) e peça a criança que as execute na mesma ordem: Por exemplo: Pegue o livro, coloque-o sobre a carteira e feche os olhos.

– Trabalhar poesias, canções e rimas. O professor que tiver o dom da poesia pode construir as poesias com os alunos como no caso deste meu exemplo, onde construí a poesia com meu aluno/cliente.

TDAH

Levo em minha mochila

O que é perdido ou achado,

Levo o meu pião,

Minha bola e meu trocado

Levo meu passe estudantil

E meu papel rabiscado,

Resto de cola, caneta

E o que nem é pra ser levado.

Mas tudo tem na mochila

Não é lixo, está guardado.
Visite diariamente nosso blog e ganhe sempre mais conhecimento.

Outros artigos que podem lhe interessar:

Habilidades da fala e intervenção na escrita e leitura de crianças com TDAH, dislexia, autismo. Atividades fonoaudiológicas
Níveis de atividades para serem trabalhadas com crianças que têm TDAH, dislexia e autismo

Conheça o meus mais novo E-book “Discalculia estratégias e atividades”

Neste e-book que apresentamos a vocês procuramos levar tanto o conhecimento sobre a discalculia, como estratégias e atividades sugeridas e que podem ser adaptadas ao contexto escolar e realidade/habilidade de cada aluno e, que foram elaboradas no intuito de colaborar com a aprendizagem das crianças que apresentam o transtorno, desmistificando a matemática, levando-as a uma real aprendizagem.

 

E-book: “Viva o autismo com estratégias e atividades”

Apresento a vocês este trabalho sobre o autismo que tem como objetivo através de muito conhecimento, dicas importantes, estratégias, atividades, relatos,  mostrar que todas as crianças são capazes e aprendem sim. Como bônus vocês irão ganhar o e-book inédito: Atividades exitosas complementares de alfabetização.


E-book Viva o Autismo

E-book “Atividades Exitosas 2”

PUBLICIDADE

Devido ao extraordinário sucesso do nosso e-book “Atividades Exitosas”, estamos lançando o “Atividades Exitosas 2”, com mais de 100 atividades onde obtive êxito com crianças com TDAH, dislexia e autismo também (comprovadas e testadas) e agora com lúdico e E.V.A. Imperdível!

E-book Atividades Exitosas 2

 

Participe

O que você achou desta matéria? Escreva nos comentários e deixe sua opinião

Curta nossa Fan Page no Facebook: http://www.facebook.com/ganhesempremais

Vejam muito mais conteúdo e estratégias de como viver e Vencer com TDAH no meu  E-book, ele apresenta estratégias, técnicas, relatos e atividades imprescindíveis a todos  aqueles que acreditam que podem “Vencer com TDAH”.

E-book Vencer com TDAH + bônus Caderno do cotidiano

banner_vencer_com_TDAH_300_250

O Blog Ganhe Sempre mais, faz uma Mega PROMOÇÃO, em seus cursos, que além de conteúdo de qualidade, facilidade e disponibilidade de tempo, você faz o curso em qualquer horário e local que estiver, ainda fica mais acessível:

Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.

E-book Dislexia + bônus Ensinando com rimas

banner_dislexia_300_250

Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.

Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!

CURSO DISLEXIA com Estratégias e Atividades + 2 BÔNUS

Curso de Dislexia Online

Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!

CURSO TDAH com Estratégias e Atividades + Bônus Trabalhando as emoções das crianças

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

E-book Atividades Exitosas + bônus Ciranda – Ensinando com rimas

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

Ebook  O menino que não tinha jeito + bônus Déficit de Atenção – TDAH

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

 

 

 

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Saiba como trabalhar a percepção auditiva em crianças com Dislexia e TDAH. Ganhe sempre mais atividades
Classificado como: