A linguagem é um dos principais instrumentos de desenvolvimento dos processos cognitivos do ser humano e pode ser manifestada de várias formas: verbal, escrita, gestual, visual, etc. Chamamos de consciência fonológica a capacidade de distinguir e manipular os sons da fala, o que implica em compreender que as sílabas e os fonemas podem ser dispostos em outra ordem, momento em que ocorrem novas combinações com significados diferentes. Portanto, também existe uma estreita conexão entre o desenvolvimento fonológico e o domínio da leitura e escrita.

Atualmente pesquisas já indicam que o desempenho das crianças tenham elas ou não, TDAH na fase pré-escolar, em determinadas tarefas de consciência fonológica, já podem predizer tanto seu sucesso quanto seu fracasso no processo de alfabetização.

TDAH

Em decorrência dessa constatação é preciso trabalhar a consciência fonológica infantil das crianças com ou sem TDAH, dislexia, autismo ou outros transtornos  de aprendizagens, a partir de atividades simples, de acordo com a escala de desenvolvimento da linguagem oral, que prioriza a aquisição dos sons da fala de acordo com a faixa etária.

 

Atividades

 

Rima: escolha e imite uma sílaba, propondo a seguir que as crianças falem uma palavra que terminem com o mesmo som. Diga, por exemplo, “ão”, para que as crianças prossigam com: pão, mão, João, caldeirão, etc.

 

Aliteração: expresse três palavras e sugira as crianças que digam quais delas não se inicia com o mesmo som. Observe: vassoura, joelho, vaca

 

Manipulação silábica: escolha uma criança para iniciar a atividade, que deve ser continuada pelas demais. Explique que ela deve dizer qualquer palavra, para que a próxima criança pense, encontre e pronuncie outro termo que comece com a última sílaba dita. Caso a primeira criança fale bolacha, a próxima criança poderá optar por charuto, a seguinte por tomada e, assim consecutivamente: data, tabela, lata, etc.

 

Manipulação fonêmica: elabore perguntas para que as crianças troquem os fonemas e, dessa forma, formem palavras. Questione, por exemplo, que acontece se for tirado o “v” de vaca e, no lugar dele, colocado o “f”? A resposta certamente será faca. No entanto, enquanto realiza a atividade, nunca diga o nome da letra, emita apenas o som dela.

 

Estratégias

Após esta sequência de atividades você poderá fazer as seguintes estratégias: peça para as crianças dizerem:

 

Nomes que comecem com o som de “s”: Sabrina, Soraia, Sofia,  Cintia, etc…

Pesquisar uma fruta, uma cor e um objeto que terminem com “elo”: marmelo, amarelo, e martelo

Encontrar pares de palavras que se trocarmos apenas um som mudam totalmente o sentido: chato/jato, cato/gato, mola/bola, etc.

Listar, em grupo de quatro participantes, o maior número de palavras possível com o som “x”: chuveiro, chapéu, xícara, chave, cheiro, xadrez, etc.
Participe

O que você achou desta matéria? Escreva nos comentários e deixe sua opinião

Curta nossa Fan Page no Facebook: http://www.facebook.com/ganhesempremais

Vejam muito mais conteúdo e estratégias de como viver e Vencer com TDAH no meu mais novo E-book, ele apresenta estratégias, técnicas, relatos e atividades imprescindíveis a todos  aqueles que acreditam que podem “Vencer com TDAH”.

banner_vencer_com_TDAH_300_250

O Blog Ganhe Sempre mais, faz uma Mega PROMOÇÃO, em seus cursos, que além de conteúdo de qualidade, facilidade e disponibilidade de tempo, você faz o curso em qualquer horário e local que estiver, ainda fica mais acessível:

Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.

PUBLICIDADE

banner_dislexia_300_250

Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.

Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!

Curso de Dislexia Online

Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

 

 

 

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Estratégias e atividades para trabalhar a consciência fonológica em crianças com TDAH, dislexia, autismo e outros
Classificado como: