A boa alimentação é condição inseparável da boa saúde. Os alimentos saudáveis podem tratar e até curar as doenças em seu estado inicial, caso se agravem sugerimos a procura imediata de um profissional de saúde da área.

Estaremos tratando neste artigo sobre a gastrite ou úlcera gastroduodenal, a forma que certos alimentos naturais podem minimizar os sintomas.

Saúde

O que é mesmo gastrite?

É uma ferida que surge no interior do estômago ou do duodeno, provocada por alterações no suco gástrico (que fica mais ácido) e/ou mucosa do órgão. O excesso de acidez corrói a mucosa e provoca a úlcera, cujos sintomas principais são: dor (que pode ocorrer toda vez que há fome, melhorando com a ingestão de alimento, ou surgir logo após a ingestão de alimento), azia e desconforto digestivo logo após a refeição.

 

Causas

 

As causas da úlcera são várias: hereditariedade, má alimentação, estresse, ansiedade, uso e abuso de medicamentos, fumo álcool etc. Diversamente do que se divulgava décadas atrás, quando o leite era a base da dietoterapia da úlcera, o consumo exagerado de laticínios é hoje considerado como agravante e prejudicial para saúde.

Certos medicamentos podem conduzir à úlcera. Entre eles, anti-inflamatórios não esteroidais, determinados sedativos e antidepressivos.

O chocolate é um dos piores inimigos da digestão. Evitar açucar, guloseimas, frituras, carnes, pimenta, vinagre, molhos, queijos, café, guaraná, bebidas gasosas, alimentos ácidos e acidificantes, e combinações impróprias.

Cremes, maioneses, molhos e temperos podem favorecer a manifestação da azia; evita-los. Abster-se de lanches ligeiros. Não abusar do sal. O leite pode dar sensação de bem estar logo ao ser ingerido, mas sua proteína, sua gordura e seu cálcio acabam aumentando a secreção do ácido.

Alimentos ou bebidas muito quentes, como chimarrão, ou muito frios, como sorvetes são contra indicados. Em síntese, todo alimento que favoreça à produção de ácido e as fermentações tende a diminuir a resistência orgânica, pois sobrecarrega o metabolismo. Precisa ser evitado. Misturas impróprias podem ocasionar fermentação e acidez.

 

Sugestões naturais

Saúde

Batata

O Prof. Mageri, da Universidade de Heidelberg, anunciou ter descoberto que o sumo de batata é excelente remédio contra a azia e as úlceras do estômago. A comunicação daquele cientista despertou o máximo interesse nos meios médicos da Europa. De então pra cá, procedem-se longas séries de experiências, sobretudo numa clínica alemã da especialidade.

Essas pesquisas comprovaram claramente o valor terapêutico do suco do precioso tubérculo. Depois de uma cura de quatro semanas, durante a qual o doente recebe três vezes ao dia sumo fresco, sentem-se melhoras notáveis. Esse resultado deve-se ao fato de o sumo de batata reduzir a secreção do ácido clorídrico no estômago.

 

Verificou-se mais, nesses dois anos de aplicação do novo remédio, que as úlceras do estômago melhoraram rapidamente. Pelo tratamento do Prof. Mageri, é provável que se retarde, ou mesmo se evite a formação de um câncer no estômago.

 

Essas propriedades curativas se atribuem a uma substância chamada “solanina”, além de substâncias amiláceas e mucóides, que protegem o estômago.

 

Para preparar o suco, escolhem-se umas quatro batatas de bom tamanho, lavam-se cuidadosamente e passam-se num ralador comum de cozinha. A massa assim obtida é coada.

Através de um pano, e bebe-se o suco imediatamente (pode-se extrair o suco usando a centrífuga). A dose normal é uma xícara, das de chá, três vezes ao dia. Tomar meia hora antes das refeições. Preferir batatas sem agrotóxicos. Lavar bem. Rejeitar batatas esverdeadas ou brotadas.

 

Cenoura

 

Para favorecer a cura da úlcera gastroduodenal, O Dr. N. W. Walker recomenda o suco de cenoura simples, ou misturado com suco de espinafre, beterraba, pepino, alface ou aipo. Tomar, em jejum, meio copo duplo de suco de cenoura.

 

Couve

Saúde

Tomar, em jejum, meio copo duplo de suco de couve.

 

Frutas

PUBLICIDADE

Saúde

Mamão

 

O Dr. Raul Herreaux afirma : “Para todas as enfermidades do estômago e do intestino, o mamão é sem rival, graças ao seu conteúdo em papaina, uma enzima muito ativa, que, na minha opinião, é muito superior à pepsina animal. Em casos severos de ‘indigestão e gastrite, onde a  assimilação de alimentos causava grande angústia, eu prescrevia uma dieta constante, exclusiva, de mamão, por vários dias, e verifiquei que era bastante para restaurar a saúde ao

paciente. Pode-se também substituir uma refeição diária por mamão, exclusivamente, de preferência o desjejum, durante um mês. Comer diariamente, após cada refeição, de 70 a 15 sementes, bem mastigadas. “.

 

 

Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.

banner_dislexia_300_250

Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.

Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!

 

Curso de Dislexia Online

 

 

Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Saiba como tratar e prevenir doenças – Gastrite- através da medicina natural – saúde
Classificado como: