O infarto do miocárdio é uma doença multifatorial, ou seja, uma doença provocada por diversos fatores que agem conjunta e simultaneamente. Entre eles, destacam-se:

Saúde

1) Hereditariedade: se na família existirem parentes próximos que tiveram infarto, angina ou foram operados do coração antes dos 60 anos, é preciso estar atento, porque aspectos genéticos são relevantes para o desenvolvimento da doença;

2) Pressão arterial: controlar a pressão arterial e mantê-la em níveis adequados é fundamental para prevenir doenças cardíacas, necessário a sua saúde. Considera-se pressão arterial normal a que se encontra entre a máxima de 12 e a mínima de 8;

Saúde

3) Diabetes: o controle da glicemia (nível de açúcar no sangue) é indispensável, especialmente se a pessoa já for portadora da doença. Os diabéticos, às vezes, sofrem infartos subclínicos, que não provocam o sintoma convencional de dor no peito. Nesses casos, mal-estar, sudorese, náuseas e até vômitos são atribuídos a algum problema de menor importância na saúde;

4) Colesterol: o controle do metabolismo das gorduras tem de ser sistemático e permanente. Existem medicamentos eficazes que ajudam manter o valor do colesterol total abaixo de 200 e elevar o nível de sua fração protetora, o HDL, conhecido como o bom colesterol. Exercícios físicos favorecem o aumento do HDL; o cigarro o diminui;

Saúde

5) Triglicérides: em geral, os triglicérides sobem quando há aumento da ingestão de carboidratos;

6) Tabagismo: a nicotina é um dos mais agressivos fatores de risco das doenças cardiovasculares. Ficar longe do cigarro é a única opção para quem quer e precisa prevenir-se e manter -se sempre com saúde.

7- Stress: situações estressantes provocam uma produção excessiva de glóbulos brancos no organismo. Essas células fazem parte do sistema imunológico de um indivíduo. Em excesso, porém, podem se acumular nas paredes das artérias, reduzindo o fluxo sanguíneo e favorecendo a formação de coágulos – elevando, assim, o risco de doenças cardiovasculares.

Os problemas clínicos associados ao stress que costumam aparecer primeiro são cansaço e desânimo desproporcionais, fadiga constante, dificuldades de concentração, problemas de memória, comportamento explosivos e irritabilidade. Além deles, sintomas comuns quando o nível de stress profissional é grande incluem depressão, transtornos de ansiedade, hipertensão, compulsão alimentar, aumento de peso, gastrite e outras alterações gastrointestinais que prejudicam a saúde do coração.

Saúde

Fique de olho na alimentação

A função do coração é bombear o sangue e transportar nutrientes e oxigênio para outros tecidos e órgãos do corpo. Para garantir que ele funcionará corretamente durante muito tempo, é fundamental cuidar dele. Alimentação balanceada, sempre aliada a exercícios e uma vida tranquila, sem tanto stress, são fatores importantes para conservá-lo com saúde.

Saúde

As fibras, presentes em alta quantidade na couve, além de ajudar no bom funcionamento do trânsito intestinal, podem atuar na prevenção de problemas cardiovasculares. Elas colaboram para o controle do colesterol: enquanto transitam no intestino, absorvem parte da gordura ingerida durante as refeições, impedindo-as de chegar até o sangue. Se aliadas à ingestão de potássio e vitaminas C e B6, melhor ainda! E a couve é rica em todas essas substâncias. O potássio tem função vasodilatora, que relaxa os vasos sanguíneos, diminuindo a força necessária para bombear o sangue. A necessidade diária de potássio é muito alta, cerca de 4.700mg, então é importante consumir couve com freqüência, e também outros alimentos ricos em potássio, como feijão, abacate, banana, batata, damasco, abóbora e salmão.

PUBLICIDADE

TDAH

Cardápio anti-infarto

Café da manhã com muita saúde para o coração

1 copo grande (250ml) de leite desnatado adoçado com mel

2 fatias de pão integral com 1 colher (sopa) de requeijão light

½ mamão papaia

 

Lanche da manhã

1 banana prata

 

Almoço

Salada de alface com tomate à vontade

1 posta de salmão grelhado

1 concha de feijão preto

4 colheres (sopa) de couve refogada

1 colher (sopa) de purê de batata inglesa

1 colher (sobremesa) de azeite extravirgem

1 fatia de abacaxi

 

Lanche da tarde

1 fatia de bolo de laranja com couve

1 copo grande (250ml) de leite desnatado morno

 

Jantar

4 colheres (sopa) de espinafre refogado

3 unidades de almondegas assadas

2 pegadores de macarrão integral ao sugo

2 colheres de abóbora cozida

1 colher (sobremesa) de azeite extra virgem

1 unidade de laranja

Ceia

1 xícara (200ml) de chá de romã

 

 

Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.

banner_dislexia_300_250

Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.

Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!

 

Curso de Dislexia Online

 

 

Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Cardápio anti-infarto blinde seu coração e tenha uma vida com mais saúde, e menos stress
Classificado como: